terça-feira, 11 de outubro de 2011

Valle de Cachapoal–Chile

 

Caros amigos,

    Bem, em primeiro lugar quero agradecer áqueles que me cobraram sobre a falta de meus artigos, mas que tento passar sempre de modo simples as informações de minhas observações em minhas viagens, coisas que a maioria nunca fica sabendo, pois infelizmente, na maioria dos casos, são matérias pagas nas revistas.
    Desta vez, gostaria de falar sobre um Valle que conheço bem e que tenho a certeza que nunca nenhum de vocês jamais ouviu falar, o Valle de Cachapoal.
    Onde fica este vale? Tão simples, tão perto de Santiago, mais ou menos 110 km ao sul de Santiago e tem como a cidade principal Rengo.
    A primeira vez que estive lá foi quando fui visitar uma vinícola e que seu dono é fã da Eisenbahn Lust rótulo preto e de minhas microvinificações, e que sempre me diz, sou um louco faz vinho em um apartamento, meu hobby, só isto, e quem já bebeu sabe que é coisa séria e são sempre umas 26 garrafas, tudo a mão.
    Bem, mas o que este vale tem de tão especial???
    Quando estive lá na primeira vez, como sou curioso e sempre tento compreeender o clima da localidade, em minha conversa comecei com uma enóloga famosa e que trabalha pra diversas vinícolas e que por muitos anos foi a responsável pela produção do Don Melchor. Então, depois das formalidades de minha visita e apresentação e interesse em alguns vinhos, comecei de modo muito tranquilo e informal a perguntar sobre tudo, temperatura, ventos, irrigação, frio, chuiva, poda, sistema de condução, clones, variedades, colheita, estilo de vinificação, qual fermento usado, quanto tempo de maceração, maloláctica, tipo de filtração, quanto tempo de barrica, quais taninos de acabamento, micro-oxigenação etc etc etc.
   A primeira coisa que observei neste vale foi que como por todos os vales no Chile, é muito árido e quente e durante o dia, mas é só pegar uma sombra que é bem agradável e a noite é mais frio, principalmente quando o vinhedo está mais perto da Cordilheira dos Andes, há sempre uma brisa que desce dos Andes e que ventila tudo.
    O solo pode variar, é aí que entra uma coisa muito importante. Qual é o melhor carmenere do Chile??? Há dois anos atrás, em 2009, naquele ano o melhor syrah do Chile foi eleito pelo Guia Descorchados como sendo o Carmin de Peumo Carmenere da Concha y Toro. Se é o melhor, não sei, gostei muito mas não elegeria como o melhor. Por enquanto pra mim o melhor ainda não é importado para o Brasil, mas não falo nem sob tortura, pois queremos importar em breve.
    Mas porque a carmenere encontrou neste vale um terroir tão propício??? Porque a carmenere praticamente sumiu na região de Bordeuax na França e no Chile encontrou seu novo lar e que ajudou o Chile a ter um grande diferencial.
    Segundo um enólogo da Concho y Toro, a carmenere necessita de solos mais ricos, mais matéria orgânica para gerar um belo vinho, muito diferente da cabernet sauvignon que é no Valle del Maipo onde produz os grandes cabernets do Chile, e porque??? A cabernet sauvignon quando plantada em solos muito orgânicos ou férteis, produz muitos ramos, folhas e não consegue então gerar um vinho de grande profundidade e concentração. Voltando a carmenere, ela trabalha ao contrário da cabernet.
    Então, se virem algum vinho com o nome deste vale, não tenham preconceito ou pensem, onde fica isto, será que é bom?
Não só a carmenere faz coisas boas por lá, há muitas boas e ótimas novidades por lá.


Obrigado,
Charles Dalmoncio
Berenguer Imports
9637 7226

Nenhum comentário:

Postar um comentário