segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A Cor do Vinho

Inaugurando a participação do meu grande amigo Charles Dalmonico, enófilo de carteirinha, bom gourmet e apaixonado pela nossa Região Serrana que vai nos ajudar a divulgar um pouco melhor o consumo do vinho aqui em Urubici.

Caros amigos,


Neste artigo quero de modo prático passar a minha idéia em relação a cor do vinho, o quão importante ela é.
Bem, primeiramente uma das coisas mais temerosas é quando alguém desclassifica um vinho só pela cor, sem mesmo ter bebido-o.
Muitas pessoas as vezes acham que o vinho é bom quando ele apresenta uma cor bem roxa e escura, quase negra.

Há que se levar em consideração que há uvas que geram vinhos bem escuros e outros bem claros, tudo isto naturalmente.

Um syrah por exemplo, se for de clima quente e desértico como em Mendoza e San Juan na Argentina, Valle del Elqui no Chile, Barossa Valley na Australia tendem a apresentar uma cor bem escura.

Por outro lado, um pinot noir da Borgonha ou mesmo daqui na nossa Serra Catarinense a cor é bem clara, se vocês comprarem um pinot mais escuro, podem ter certeza, adicionaram outra uva porque pinot noir com cor escura não é normal.

E o que falar então de um Barolo que é elaborado com a caprichosa uva nebbiolo e que apresenta uma alta carga tãnica, mas tem pouca cor, muito claro também como a pinot noir.

Em se falando de nebbiolo, já vi degustações com um vinho destes onde algumas pessoas reclamaram da cor porque era bem claro, acharam que era um vinho ruim e ainda apresentava uma cor que chamamos de cor atijolada, quase um vermelho-alaranjado, normal de Barolos e pinots com seus já quase 10 anos de idade, então alguns queriam desclassificar o pobre coitado do vinho e que era um belíssimo Barolo, lembro que intervi porque iriam fazer uma besteira muito grande em desclassificar o vinho só pela cor.

Portanto, jamais façam um vinicídeo destes, pode haver vinhos maravilhosos com mais de dez anos de vida, com pouca cor, mas que no olfato e palato pode proporcionar uma degustação brilhante.

Pra mim, não é a cor que vai definir um vinho, é no olfato e palato que me dirão se o vinho é bom ou não.

A cor do vinho só pode dar algumas indicações se o vinho é jovem quando tem uma cor escura ou um vinho envelhecido de tiver uma cor vermelho-alaranjada. Se a cor estiver turva, é possível que aí sim esteja decrépito, se bem que já bebi um vinho com estas características e estava perfeito.

Repito, a cor pode dar algumas indicações, mas é o olfato e palato que mostraram se aquele vinho merece ou não entrar em sua lista de compra.

Boa semana a todos,

Charles

Nenhum comentário:

Postar um comentário